Diversidade de Plastídeos
OBJETIVO: Identificar diferentes tipos de plastídeos em células vegetais.
Os plastídeos são organelas citoplasmáticas típicos de células vegetais, com estruturas e funções variadas. Os plastídeos podem ser classificados de acordo com a presença ou ausência de pigmentos em dois grandes grupos: os cromoplastos (pigmentados) e os leucoplastos (desprovidos de pigmentos e, em geral, associados à função de reserva).
Os leucoplastos que sintetizam e acumulam amido recebem a denominação de amiloplastos. Quando estão relacionados ao acúmulo de óleo, são conhecidos como elaioplastos. Os proteinoplastos acumulam proteínas.
Dentre os cromoplastos estão incluídos os cloroplastos, que apresentam coloração verde devido à presença de clorofila como pigmento predominante. Outros cromoplastos apresentam coloração amarela (xantofila) ou vermelha (caroteno). Os cromoplastos, cuja função ainda não é perfeitamente conhecida, são responsáveis pela coloração alaranjada ou vermelha (eritroplastos) estão presentes nas pétalas, frutos e raízes.
A ciclose é uma corrente que resulta do movimento citoplasmático de forma passiva e ordenada que arrasta as organelas e substâncias em suspensão. Embora na se saiba ao certo se esta é o seu real papel biológico, a ciclose facilita o intercâmbio de materiais dentro da célula e desta com o meio externo. Esse fenômeno pode ser facilmente visualizado em células de espécies de Elodea sp (Hidrocharitaceae, Monocotiledônea), cujo movimento citoplasmático desloca os cloroplastos.
Procedimentos:
1. Observação de células de Elodea sp
- Retire uma folha do ramo de Elodea e monte uma lâmina com água destilada.
- Leve ao microscópio e focalize. Encaixe a objetiva de 10X, ajuste o foco e a iluminação. Observe e desenhe. Identifique a célula e os seus componentes.
- Repita o procedimento anterior com a objetiva de 40X
Quais as estruturas que são visíveis em microscópio óptico?
- Levante o condensador e abra bem o