Beneficios sociais
Seguem algumas dicas para ajudar vocês na escrita do referencial teórico:
Referencial teórico
Nesta seção são apresentadas as principais idéias e resultados de outros autores que pesquisaram tópicos diretamente associados ao tema do TC. Esta seção pode ser desdobrada em 2.1, 2.2, 2.3, etc., de modo a apresentar organizadamente os tópicos pertinentes ao trabalho. É importante incluir no referencial teórico autores que publicaram em artigos científicos recentes. O referencial teórico deve abordar especificamente, em profundidade, o tópico de pesquisa que é objeto do TC ( procurem seguir o roteiro que fizemos).
De acordo com Fulano (1997), citar corretamente a literatura é muito importante. Reparem que a citação de autores ao longo do texto é feita em letras minúsculas, enquanto que a citação de autores entre parênteses, ao final do parágrafo, deve ser feita em letra maiúscula, conforme indicado no próximo parágrafo.
Podem usar mais de um autor (2, 3, 4 ,5 ) em um mesmo parágrafo desde que tenha coerência no assunto, por exemplo:
A concepção, implantação e funcionamento de qualquer rede ou pólo tecnológico encontram amparo nas proposições e conceitos de Lundvall (1992), Freeman (1988) e Nelson (1993), que referem como ponto de partida a visão do processo de inovação como um fenômeno sistêmico. Assim, um Sistema de Inovação pode ser inicialmente entendido como um conjunto formado por: instituições públicas de fomento, suporte e execução de pesquisa e desenvolvimento, universidades, centros universitários, faculdades e institutos de pesquisas, que exercem P&D, e empresas privadas industriais, que aplicam as tecnologias desenvolvidas em novos produtos e processos. ou Um Sistema de Inovação consiste em um processo coletivo de aprendizagem onde os principais integrantes são as instituições públicas e privadas, que devem interagir constantemente através da difusão e utilização das inovações obtidas com o processo de pesquisa e desenvolvimento, visando