BENEFICIAMENTO DA UVA
A uva é o fruto da videira (Vitis sp.), uma plantada família das Vitaceae. É utilizada frequentemente para produzir sumo, doce (geleia), vinho e passas, podendo também ser consumida crua (Wikipédia).
O cultivo da uva começou cerca de 6.000 a 8.000 anos atrás, no Oriente Médio. No Brasil o cultivo da videira começou em 1535, na Capitania de São Vicente trazida pelos portugueses. A imigração italiana em São Paulo e na Região Sul do Brasil no final do século XIX deu um grande impulso à cultura. O consumidor pode saborear uva o ano todo. Uma pesquisa sobre os hábitos de compra do consumidor de uva feita pela equipe do CQH da CEAGESP mostrou que os consumidores procuram a uva nas gôndolas e que a doçura da baga é a característica determinante da compra. (Wikipédia).
São Paulo, Paraná, Rio Grand do Sul Santa Catarina, Pernambuco, e Bahia são grandes produtores. As melhores épocas de produção variam com as características climáticas de cada região (Brasil Escola).
A uva é uma das frutas mais exportadas e também uma das mais importadas pelo Brasil. Uvas chilenas, americanas, argentinas tem no Brasil um mercado cada vez maior. A Câmara Setorial de Frutas, órgão da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo apresenta as normas de Classificação da Uva (Vitis viníferas). A adição dessas normas traz confiabilidade à comercialização, conferindo competitividade à uva, beneficiando toda a cadeia de produção (Wikipédia).
As uvas proporcionam um grande benefício à saúde. Além de serem uma fruta altamente energética, certas substâncias presentes na fruta ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias. O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento (Brasil Escola).
Os produtos fabricados a partir da uva são muito apreciados como geleias, doces, vinhos, sucos,... Mas o fruto in natura também é muito apreciado e procurado pelo