perfil da atividade ap cola nas cidades de Crato Campos Sales e Mauriti maior
Everton Frank Feitosa Tavares¹; Antônio Esmael Silva de Oliveira1; Francier Simião da Silva Junior¹; Luiz Felipe Brito de Souza¹; Irani Ribeiro Vieira Lopes² (Orientadora).
¹Estudandes do Curso de Agronomia, alunos da disciplina de zootecnia I/ UFC – Campus Cariri. e-mail: frank-tavares@hotmail.com, antonioesmael@hotmail.com, eng.simiao@hotmail.com.
²Professora do Curso de Agronomia / UFC – Campus Cariri. e-mail: iranirvl@cariri.ufc.br.
RESUMO:
A região do cariri têm um grande potencial para o desenvolvimento da atividade apícola, devido ao clima quente, disponibilidade de água, e a presença de plantas nativas que fornecem o néctar para a alimentação das abelhas. O objetivo do presente trabalho foi de analisar o perfil da apicultura em algumas cidades da região do cariri cearense. Essa análise foi realizada através de questionários aplicados aos criadores de abelhas nas cidades de Crato, Campos Sales e Mauriti. Foram abordadas perguntas que iam desde a obtenção dos enxames até o escoamento da produção do mel, considerando inclusive as espécies botânicas mais importantes na região para a criação de abelhas, a produção ou não de outros produtos derivados da atividade apícola, entre outras perguntas. Percebemos que o preço do mel varia consideravelmente de acordo com o tipo de comprador (atravessadores, direto ao consumidor, cooperativa/associação ou empresa exportadora) e que nessas três cidades encontramos tanto pequenos criadores (com 10 caixas) como grandes criadores (com 670 caixas).
PALAVRAS-CHAVE: Apicultura; principais floradas; Apis mellifera.
INTRODUÇÃO:
Segundo WIESE (2000), mesmo as abelhas já sendo conhecidas, somente a partir do século XIX que se registraram as mais importantes descobertas que proporcionaram um grande avanço na atividade apícola mundial. Desde os primeiros estudos da biologia das abelhas em 1630-1680, até a primeira industria de colméias e