gestaõ
Auditoria é a análise sistemática das atividades e processos executados dentro de uma organização ou setor, cujo objetivo é averiguar se o que está sendo executado está em conformidade com os requisitos estipulados previamente. A auditoria provê evidencias importantes para a alta direção e gestores, pois através dela é possível analisar todas as etapas de cada processo individualmente, o que auxilia na tomadas de decisões estratégicas.
É importante salientar algumas palavras chave a respeito da auditoria, como o processo sistemático, que todo o processo deve ser planejado e sistematizado. Processo documentado, todos os procedimentos devem seguir um padrão específico e os resultados documentados. Processo independente, onde o auditor deve ser alheio à situação, sem vínculo com as atividades analisadas. E por último, critérios de auditoria, conjunto de normas, regulamentos e requisitos que serão usados como referência para realização da auditoria.
Para que possa ser realizada a auditoria necessita de alguns atores, os quais são: o auditor, aquele que fiscaliza as atividades e deve ser habilitado para tal função; o cliente, que solicita ou contrata da auditoria, deve analisar os resultados; o auditado, aquele que é avaliado.
Existem dois tipos de auditoria, interna e externa. Na interna, quem realiza a auditoria é um funcionário da empresa buscando as necessidades da administração, há preocupação direta com detecção e prevenção de fraude e a revisão de suas atividades é contínuo. Já a externa, é realizada pela contratação de terceiros, visando analisar a veracidade das informações financeiras, não há preocupação direta com detecção e prevenção de fraudes e a análise de suas atividades é feita periodicamente.
As partes de um negócio envolvem, basicamente, duas partes: 1ª parte, aquele que fornece bens ou serviços; 2ª parte, aquele que adquire os bens ou serviços.
Auditorias de sistema, busca a