Benchmarking
A necessidade de avaliar o desempenho das empresas de forma comparativa e sistemática, procurando identificar e actuar nos factores de sucesso e de insucesso, fez com que se desenvolvesse uma nova ferramenta de gestão (metodologia) conhecida por Benchmarking.
Histórico
Pode-se dizer que o processo benchmarking foi inserido no ambiente de negócios pela Xerox, que o definiu como "o processo contínuo para medir os nossos produtos, serviços e práticas.
O que é o Benchmarking ?
De todas as definições encontradas sobre Benchmarking, destacam-se duas:
*O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência
*Processo contínuo e sistemático de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes.
.
Os princípios do benchmarking
É um processo de descoberta e de uma experiência de aprendizagem. Exige a identificação das melhores práticas e a projeção do desempenho futuro.
A idéia por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então, "copiar" modelos de outras empresas significa "economizar" tempo e trabalho.Por definição, as "cópias" nunca serão iguais. Haverá sempre ajustes, adaptação e aprimoramentos, o que garante a "evolução" da idéia original.
O benchmarking é uma das formas mais eficazes de se estabelecer metas e tem um efeito motivacional grande junto às equipes.
Vantagens do Benchmarking • Um processo contínuo; • Uma procura que fornece informação valiosa; • Um processo de aprendizagem; • Um leque de oportunidades; • Uma análise aos processos; • Uma ferramenta de gestão, aplicável aos processos da empresa.
Implementação de um processo de Benchmarking
O Benchmarking tem por meta a eliminação dos processos que estão prejudicando a organização ou gastando recursos excessivos, com uma geração de