Benchmarking
Método para comparar desempenho de algum processo, prática de gestão ou produto da organização com o de um processo, prática ou produto similar, que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e eficiente, na própria ou em outra organização,entender as razões do desempenho superior, adaptar à realidade da organização e implementar melhorias significativas.
Portanto, o benchmarking consiste em comparar o desempenho com o de outras empresas e identificar quem tem um processo ou produto melhor (referências). Depois, é necessário entender por que essa empresa tem o processo ou produto melhor. A partir disso, é feita uma adaptação do que a empresa-referência faz para promover a melhora do desempenho na própria empresa.
2. Tipos de Benchmarking
2.1 Quanto ao objeto de estudo
Existem basicamente três tipos de benchmarking:
Fonte: Benchmarking: Relatório do Comitê Temático, FNQ
2.2 Benchmarking de Desempenho
Nesse tipo de benchmarking, comparam-se alguns indicadores selecionados. Entretanto, ele não permite que se conheçam as práticas (atividades) que levam aos bons resultados obtidos. Por isso, ele deve ser considerado o primeiro passo para se realizar o benchmarking de processo, práticas de gestão ou de produto.
2.3 Benchmarking de Processo ou Prática de Gestão
O Comitê Temático sobre Benchmarking da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) concluiu que esse tipo de benchmarking é a essência dessa ferramenta. Sem o entendimento do porque uma empresa apresenta desempenho superior, não há como promover melhorias substanciais por meio do benchmarking.
2.4 Benchmarking de Produto
Foi o primeiro tipo de benchmarking que surgiu. A Engenharia Reversa, que consiste em desmontar um produto concorrente com o intuito de conhecer sua