Anatomia
A medula espinal faz parte do SNC, juntamente com o encéfalo ela vai se originar da parte caudal do tubo neural. Vai ter a parte caudal e a parte cranial, a parte cranial são as três vesículas (Prosencéfalo, Mesencéfalo e Rombencéfalo) e da parte caudal vai se originar a medula espinal do tubo neural.
Um conceito geral de medula Espinal:
Ela é parte do SNC, localizada no canal vertebral, então aquele canal é formado pelas vertebras pela união de todas as vertebras, canal vertebral vai justamente alojar e proteger a medula espinal estendendo-se deste um plano tangente ao forame magno ao nível da vertebra L1 ou L2 (geralmente o final dela vai ser em L1) e tem dois limites, limite cranial e limite caudal.
Esse limite caudal é interessante porque quando a gente for aplicar uma anestesia raqui, fazer punção do liquido, tem que fazer abaixo de L1 que nao vai ter medula e o risco de lesão é bem menor , porque a medula geralemtne acaba a nível de L1 e geralmente quando vai fazer punção lombar faz aqui em baixo de L2, entre L2 e L3 ou L3 e L4 e ai não vai pegar a medula espinal.
Funcionalmente a medula espinal nao é so uma via ascendente e descendente de estímulos para o encéfalo, como também um centro importante de atividades reflexas. Então ela não vai levar o estimulo para o encéfalo e trazer apenas isso não, tem alguns arcos reflexos que não precisam do encéfalo para fazer com que ela desempenha esse arco reflexo, quando você toca em uma superfície quente, aquele estimulo patelar nao vai la no encéfalo nao, porque ja é a nível de medula o estimulo vem e sai.
Esquema da medula espinal quando chega a nível de L1 e L2 continua com a cauda equina ate a região do sacro.
Divisão geral da medula espinal:
-Parte cervical (8 segmentos)
- Parte torácica (12 segmentos)
-Parte lombar (5 segmentos)
_ Parte Sacral (5 segmentos)
Parte Coccíca (1 segmento)
IMPORTANTE: Existem 7 vertebras cervicais, porem sao 8 nervos cervicais> E cada nervo