Benchmarking
São Paulo
2009
Como surgiu benchmarking O benchmarking já era utilizado desde o final do século passado, quando Taylor dividiu o trabalho nas fábricas em diversos processos, permitindo a comparação dos mesmos. Durante a 2ª guerra mundial, as empresas se "comparavam com outras", para determinar padrões de trabalho.
Após a 2ª guerra mundial os produtos americanos começaram a entrar no Japão e estes passaram a ser analisados exaustivamente. Os japoneses acabaram aperfeiçoando alguns destes produtos, tornando-os melhores em qualidade e desempenho, utilizando o know how ociedental. Considera-se que o início da utilização do termo benchmarking ocorreu na Xerox, em 1979, através de David Kearms e Robert Camp por terem identificado uma deficiência em relação aos seus concorrentes e quando a empresa sentiu a necessidade de enfrentar o desafio competitivo japonês.
Foram identificados padrões específicos de medição (indicadores) em áreas como custos de produção, distribuição e preços de venda a varejo; e o desempenho da Xerox em tais indicadores foi classificado em relação a seus principais rivais no mundo. Com isso, obtiveram êxito na tomada de decisões para aprimorar processos.
Nos anos 80 que aparece o termo Benchmarking, com a sua metodologia própria de implementação e desenvolvimento do processo. Mas foi nos anos 90 que essa ferramenta teve sua popularização perante as empresas, sendo repetidamente abordada pelos teóricos da administração em suas publicações, de monstrando as vantagens dessa ferramenta inovadora.
Tipos de Benchmarking
Os tipos de Benchmarking variam de acordo com as formas de captação e das informações a serem implantadas na empresa, podendo ser:
- Competitivo: é a comparação dos produtos, serviços, funções , métodos, processos e características básicas de produção da empresa em relação aos seus concorrentes, com o intuito de melhorá-los para inicialmente alcançar seus concorrentes, e depois ultrapassá-los,