Benchemarking
- Benchmarking interno - comparação interna dos negócios para identificar as melhores práticas na organização. É recomendado que os esforços comecem pela compreensão total do funcionamento interno, que seria a base para a busca externa de novos padrões de melhoria.
- Benchmarking competitivo - objetiva “identificar informações sobre os produtos, processos e resultados de negócios de seus concorrentes e depois comparar com aquelas mesmas informações de sua própria organização” (p.19). Muitas companhias concorrentes compartilham uma quantidade de informações das práticas de gerenciamento ou por consórcio, cuja orientação especifica o desejo de fazer benchmarking dos principais processos de interesse comum, como é o caso das empresas de telecomunicação AT&T, Bell Atlantic, MCI, Ameritech e GTE.
- Benchmarking funcional e/ou genérico - esses se fundem no conceito de “identificar as melhores práticas em qualquer tipo de organização que estabeleceu uma reputação de excelência na área específica sujeita ao benchmarking”, como logística, marketing, engenharia, recursos humanos etc. Segundo o Portal Rede Benchmarking, há ainda o benchmarking industrial, um método desenvolvido pela London Business School e pelo IBM Consulting Group e que deu origem ao estudo Made in Europe (MIE). O Benchmarking Industrial é uma ferramenta estratégica reconhecidamente eficiente que avalia o posicionamento competitivo das empresas nacionais frente às líderes mundiais de seu setor. É direcionado a indústrias de médio e grande porte, empenhadas em desenvolver uma gestão empresarial através da avaliação de seu posicionamento competitivo em nível regional e global. A aplicação do Benchmarking Industrial visa fortalecer e ampliar a sustentabilidade e a competitividade da indústria nacional, gerando benefícios como a avaliação da posição da