tecnologias
O Planejamento do Canteiro de Obra pode ser definido como um processo gerencial como qualquer outro, incluindo etapas de coleta de dados e avaliação do planejamento. É sob essa ótica que foi elaborado o método apresentado nesse trabalho, o qual considera a existência de quatro etapas para o planejamento de canteiros:
(a) Diagnóstico de canteiros de obra existentes;
(b) Padronização das instalações e dos procedimentos de planejamento;
(c) Planejamento do canteiro de obras propriamente dito;
(d) Manutenção da organização dos canteiros, baseando-se na aplicação dos princípios dos programas 5S.
Nas próximas seções são apresentados os procedimentos de implantação, os benefícios de as interfaces entre as etapas.
Diagnóstico de Canteiro de Obra
O diagnóstico dos canteiros de obra existentes deve ser a primeira atividade executada em um programa de melhorias, uma vez que são gerados subsídios para a realização das etapas de padronização e planejamento.
O método de diagnóstico proposto consiste da aplicação conjunta de três ferramentas:
1 – Lista de Verificação;
2 – Elaborações de Croqui do layout; e
3 – Registros Fotográfico.
Lista de Verificação
A lista de verificação é a mais abrangente dentre as ferramentas, permitindo uma ampla análise qualitativa do canteiro, no âmbito da logística e do layout, segundo os seus três principais aspectos:
1 – Instalações provisórias;
2 – Segurança no trabalho; e
3 – Sistema de movimentação e armazenamento.
Cada um desses três grupos que merece atenção no planejamento, tais como, por exemplo: refeitório, elevador de carga ou armazenamento de cimento. Todos os elementos devem satisfazer certos requisitos ou padrões mínimos de qualidade para o desempenho satisfatório de suas funções.
Os requisitos de qualidade de cada elemento foram definidos a partir da consulta à várias fontes: norma sobre armazenamento de materiais (ABNT, 1992) e segurança (SEGURANÇA, 2003), um inventário de