Bem Estar nas Organizaçoes
Quando falamos do conceito de Bem-estar, podemos representa-los com conceitos de fatores positivos de satisfação com o trabalho ou, por exemplo, como estresse que é um fator negativo.
Para os fins deste trabalho, estaremos falando da empresa Ladeira Miranda Engenharia e Construção e seu envolvimento com o colaborador, utilizando o conceito de bem-estar na organização, analisando seus projetos.
Antes de falar sobre os projetos da empresa em estudo, vamos explicar o conceito de bem-estar, que é idealizado e conectado por três componentes: satisfação no trabalho, envolvimento e comprometimento organizacional.
Esses três conceitos, representam vínculos positivos com o trabalho (satisfação e envolvimento) e com a organização (comprometimento afetivo). Foram tomadas como referência teórica, conceitos de bem-estar no trabalho. No topo da hierarquia, quatro grandes componentes representam bem-estar subjetivo: afetos positivos, afetos negativos, satisfação geral com a vida e satisfação com domínios específicos. Essa estrutura de quatro componentes inclui, na realidade, duas grandes dimensões psicológicas: emoções e cognições.
Representando as emoções estão afetos positivos e negativos e representando as cognições estão as avaliações gerais e específicas sobre a vida. Com inspiração nesse modelo, sugere-se que bem-estar no trabalho possa ser entendido como um construto psicológico multidimensional, integrado por vínculos afetivos positivos com o trabalho (satisfação e envolvimento) e com a organização (comprometimento organizacional afetivo). A estrutura proposta para o conceito de bem-estar agrega os três conceitos:
Satisfação no trabalho: É um estado emocional positivo ou de prazer, resultante de um trabalho ou de experiências de trabalho.
Envolvimento com o trabalho: Quando o desempenho de uma pessoa no trabalho afeta sua autoestima.
Comprometimento organizacional: Quando o colaborador se identifica com a