UTILIZAÇÃO DAS CORES NAS ORGANIZAÇÕES,EM PROL DO BEM ESTAR E PREVENÇÃO DE ACIDENTES
EM PROL DO BEM ESTAR E PREVENÇÃO DE ACIDENTES
CURITIBA-PR
2014
UCAM-UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
LEONCIO UBIRATAN PERES
A UTILIZAÇÃO DAS CORES NAS ORGANIZAÇÕES,
EM PROL DO BEM ESTAR E PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Artigo Científico encaminhado à Universidade Cândido Mendes --- UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.
CURITIBA-PR
2014
A UTILIZAÇÃO DAS CORES NAS ORGANIZAÇÕES,
EM PROL DO BEM ESTAR E PREVENÇÃO DE ACIDENTES Leoncio Ubiratan Peres1
RESUMO
O presente trabalho tem como proposta investigar as inter-relações existentes entre as sinalizações de segurança nas Indústrias, através das cores, o conhecimento dos trabalhadores, e os acidentes do trabalho. Por meio da aplicação de um questionário técnico, e revisões bibliográficas, foi feita uma avaliação criteriosa do assunto, aonde se questiona os métodos atuais de conscientização dos trabalhadores, que não levam em conta a aplicação funcional das cores, com o propósito de satisfazer as necessidades de bem estar e eficiência, e estão diretamente relacionadas ao desempenho no trabalho, e a segurança do trabalhador. Os resultados sinalizam no sentido das hipóteses veiculadas acima.
Palavra-chave: Prevenção. Cores. Sinalização. Acidentes
Introdução
Este trabalho tem como meta, pesquisar as vantagens da utilização criteriosa das cores, na sinalização de segurança, durante o período laboral, sem causar fadiga visual ou desconforto, assim como a sua colaboração no auxílio de ambientes agradáveis e funcionais. Qualquer programa de segurança no trabalho, para ser bem sucedido, passa por uma sinalização de segurança, através das cores, como ferramenta de