Artigo TGA
O presente trabalho tem como objetivo geral arraigar os conhecimentos teóricos vistos em sala, assim como os adquiridos por meio da pesquisa bibliográfica, e em decorrência disso investigar a dinâmica organizacional à luz da teoria geral da administração. Concomitantemente a isso é possível conhecer e analisar como a prática é realizada em meio à empresa escolhida, proporcionando-nos aprendizado ímpar na relação teórico-prática.
A referida empresa, Mercadinhos São Luiz, foi escolhida por ser abrangente perante as teorias estudadas, pois assim se é possível constatar cada ponto estudado com sua visitação. Desta maneira, é possibilitada a catalisação dessa abrangência para a melhor compreensão de como as teorias, aprendidas em sala de aula e pelas leituras adicionais, funcionam nas organizações.
O trabalho constitui-se pela pesquisa de natureza descritiva. Além disso, pode-se afirmar também que a pesquisa tem traços indutivos, pois ela se forma a partir da observação de uma realidade empírica (COLLINS e HUSSEY, 2005). Quanto à natureza desse projeto, conclui-se que ela é de cunho qualitativo, uma vez que essa perspectiva qualitativa é determinada pela própria linguagem na qual a análise se situa na interação e no caráter comunicativo (BARBOSA, KLEINÜBING e BANDEIRA, 2010).
A coleta de dados de forma geral foi feita através de uma extensa pesquisa bibliográfica, entrevistas, observação direta, questionários, registros em arquivos, revistas, vídeos institucionais e fotografias.
O artigo está dividido em quatro blocos. O primeiro bloco diz respeito ao referencial teórico, que contêm os pilares e concepções modernas da Teoria Geral da Administração e novo contexto organizacional, essenciais para a fundamentação teórica da pesquisa. No segundo bloco consta a metodologia do trabalho, no terceiro os resultados obtidos através da pesquisa teórica e de campo, e por fim, no quarto bloco contêm as considerações finais sobre a pesquisa.