Artigo tga
Este artigo destina-se a estudar e verificar a utilização dos princípios de Henri Fayol na administração clássica, bem como a importância destes princípios nos dias de hoje baseados em alguns autores. Aborda os conceitos de cada princípio da forma como foram escritos por Fayol apresenta o cenário da gestão empresarial dos recursos materiais e humanos. Bem como o estudo da Teoria Clássica de Administração e suas formas de aplicação.
Palavras-Chave: Fayol, Teoria da Administração, organizações, capital humano.
Introdução
Essa pesquisa tem como objetivo agregar conhecimento ao que se refere às teorias da administração, permitindo diferenciá-las, ressaltando os principais pontos que influências as proposta de administrações que se arrastaram a realidade dos dias atuais.
Teoria Clássica da Administração
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:
Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Unidade de comando, Unidade de direção, Disciplina, Remuneração, Centralização, Hierarquia, Ordem, Eqüidade, Estabilidade dos funcionários, Iniciativa e Espírito de equipe.
Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade.
Em função disso, é visto como obcecado pelo comando. A empresa como sistema fechado a partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. Manipulação dos trabalhadores e como a Administração