Concreto armado e protendido
Objetivo O presente trabalho tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos alunos em relação aos tipos de concreto em especifico o armado e o protendido.
Concreto Armado O concreto armado é resultado da união entre concreto simples e armadura de reforço em seu interior. A armadura de reforço constitui-se de barras de aço, mais armadura não tem que ser necessariamente de aço, pode ser de outro tipo de material, como fibra de carbono, bambu, etc. Para a caracterização do concreto armado é importante a definição de dois valores básicos: a armadura é responsável por resistir à tração, enquanto que o concreto em si resiste à compressão. O concreto armado tem inúmeras aplicações: estruturas, pavimentos, paredes, fundações, barragens, reservatórios.
Vantagens
* Economia: Devido à facilidade e a disponibilidade de se encontrar os matérias que o compõe, e a um custo relativamente baixo
* Adaptação: Se adapta praticamente a todo o tipo de forma e tamanho, e de maneira relativamente fácil e permitindo total liberdade à concepção arquitetônica.
* Durabilidade: O concreto armado é um material durável que pode ser deixado exposto num ambiente relativamente agressivo. Fazendo dele também um material que tem um desempenho muito bom quando exposto ao fogo.
* Manutenção: Os gastos de manutenção são reduzidos, desde que a estrutura seja bem projetada e adequadamente construída.
* Resistência: Boa resistência aos esforços dinâmicos (choques e vibrações)
* Impermeabilidade: desde que dosado e executado de forma correta
*