Concreto Protendido E Armado
VT
São Gonçalo
MAIO/2014
WILLIAN SOARES
DIFERENÇAS ENTRE CONCRETO ARMADO E PROTENDIDO
Pasta apresentada à Gestão do Curso de Graduação em Engenharia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO – Campus São Gonçalo - como parte dos requisitos para conclusão de Curso.
Prof: PAULO CESAR
São Gonçalo
NOVEMBRO/2014
Concreto Protendido
O concreto protendido é um material que apresenta várias vantagens em relação ao concreto armado convencional. Entre elas podemos enumerar: - Seções de concreto menores, conduzindo a estruturas mais esbeltas. - Menores consumos de armaduras. - Menor deformabilidade da estrutura. - Menor fissuração das peças. Estas vantagens fazem com que o concreto protendido seja empregado cada vez mais dentro da engenharia. A garantia de uma menor deformabilidade e uma maior proteção contra a fissuração garantem ao Concreto Protendido também uma maior durabilidade, aumentando consideravelmente a qualidade da obra. O emprego do Concreto Protendido torna possível soluções estruturais bastante arrojadas como o sistema de lajes lisas.
O sistema estrutural de lajes lisas, também conhecido como lajes cogumelo, consiste de lajes que se apoiam sobre vigas somente no seu contorno, ou até mesmo sem viga alguma. Os apoios internos, quando necessários, se dão diretamente sobre pilares mantendo o aspecto de laje lisa. Durante muitas décadas este sistema foi utilizado com o emprego de capitéis (regiões de espessura variável), sobre os pilares internos, destinados a absorver os esforços cortantes devido à punção e também a enrijecer a laje nas regiões mais solicitadas. Daí surgiu a denominação de lajes cogumelo. Este nome hoje não faz mais sentido tendo em vista, que devido a alta resistência do concreto utilizado e à disponibilidade de ferramentas de análise mais precisas, a altura do capitel, na maioria das vezes, se