Avaliação da Biodegradabilidade das aguas
Erika de Almeida Sampaio Braga, Marisete Dantas de Aquino,
Jackson de Queiroz Malveira, José Capelo Neto, Cristiane Alexandrino Duarte
RESUMO: Para evitar o descarte de vísceras de tilápia no solo e nas águas do açude Castanhão, localizado no nordeste do Brasil, estado do Ceará, evitando possíveis impactos ambientais, vem sendo estudado a viabilidade de produção de biodiesel, gerado a partir de fontes de energia renováveis, cuja matéria‑prima pode ser derivada de vegetais ou animais.
Baseado neste contexto, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar a biodegradabilidade das águas de lavagem, um efluente com alta carga de matéria orgânica, que são geradas na etapa de purificação do biodiesel. Diante dos resultados obtidos, pode‑se verificar que, apesar das águas de lavagem apresentarem presença de compostos de difícil degradação, tais como óleos e outros compostos provenientes dos produtos e reagentes utilizados, existem meios executáveis de se tratar estes efluentes. Os parâmetros selecionados para quantificar o teor de matéria orgânica foram a Demanda
Bioquímica de Oxigênio (DBO), a Demanda Química de
Oxigênio (DQO) e a relação entre eles para avaliar a biode‑ gradabilidade. As análises físico‑químicas para caracterização seguiram os procedimentos descritos em (APHA, 2005).
A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Referên‑ cias em Biocombustíveis (LARBIO) da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC).
PALAVRAS‑CHAVE: Águas de lavagem, biodegradabili‑ dade e impactos ambientais.
INTRODUÇÃO
Com o aumento da poluição e diminuição dos recursos não renováveis, vem‑se buscando a utilização de novas fontes de energia oriundas de fontes renová‑ veis. Segundo (HOLANDA, 2006), o biodiesel é uma denominação genérica para combustíveis e aditivos derivados de fontes