Processo de fabricação da coca-cola
Todos os dias as garrafas de vidro vazias são recolhidas dos locais de venda em caixas plásticas próprias para sua organização. Os caminhões transportam e descarregam essas caixas no estoque de embalagens vazias da fábrica onde é agrupadas e empilhadas sobre paletes uma espécie de estrado de madeira que serve para organizar e estocar os produtos.
Os paletes de garrafas vazias são transferidos do estoque para o início, as linhas de produção com o auxílio das empilhadeiras. Estas caixas são colocadas em transportadores ate a próxima etapa, este processo chama-se Despaletização.
Chegou a hora das garrafas passarem pela retirada dos canudinhos e seguiram para a desencaixotadora, equipamento que retira as garrafas vazias da caixa através de um sistema a vácuo e encaminhado por esteira para uma Pre-Inspeção Visual.
A Pre-Inspeção Visual é feita por profissionais treinados e qualificados onde as garrafas que estão fora dos padrões de qualidade e segurança são descartadas. As garrafas aprovadas nesta inspeção seguem para a Lavagem.
Através de esteira a garrafas de vidro vazias são lavadas e acumuladas na mesa da lavadora e aos poucos são organizadas e introduzidas no equipamento. Cada garrafa se encaixa e um suporte específico onde ficam acomodadas para o início da lavagem. Apos passarem pelos tanques de lavagem as garrafas são submetidas a um processo especial de enxague e seguem para a sala de envase onde passam por uma nova inspeção antes de receberem a bebida.
A inspeção visual pós-lavagem também e realizadas por profissionais preparados que avaliam qualquer característica que possa comprometer a garrafa aonde será colocada a sua Coca-Cola, poderão seguir para a próxima fase apenas a garrafas perfeitas.
Antes de receber a Coca-Cola um equipamento realiza uma Inspeção Eletrônica, onde através de um feixe de luz é possível avaliar o fundo de cada garrafa verificando sujeiras e avarias. Esse processo funciona como uma espécie de