Coca-Cola
Comercial Coca Cola Natal 2013
História da Coca Cola – Como surgiu?
Tudo começou em maio de 1886, quando o farmacêutico John
Pemberton produziu, pela primeira vez, numa panela de cobre, no quintal de sua casa, um concentrado para a fabricação daquele que viria a ser o mais conhecido refrigerante de todo o mundo.
O concentrado era embalado em pequenos barris de madeira pintados de vermelho, o que tornou o vermelho a cor que identifica a Coca-Cola.
COCA-COLA NO BRASIL
Em 1942 foi instalada a primeira fábrica de Coca-Cola em nosso país, na cidade do Rio de Janeiro.
O Brasil ocupa a 3ª posição no ranking mundial de vendas dos produtos
Coca-Cola, estando atrás apenas dos Estados Unidos e do México.
No Brasil o Sistema Coca-Cola detém mais de 50% do mercado total de refrigerantes. Matérias Primas
O refrigerante Coca-Cola normal tem como ingredientes, aromatizantes naturais, água gaseifcada, açúcar, cafeína, extrato de Noz de Cola, corante caramelo
IV, acidulante Ácido Fosfórico. É um produto não alcoólico, sem glúten e não contém quantidades signifcativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fbras alimentares.
Matérias Primas
Água
Este é o ingrediente de maior quantidade na composição do refrigerante, chegando a até, aproximadamente, 90% do volume total. De acordo com o Art. 15 do Decreto nº 2.314 de 1997, a água utilizada para produzir refrigerante deve ser limpa, inodora, incolor, não conter germes patogênicos e observar o padrão de potabilidade.
Padrão de qualidade da água para uma fábrica de refrigerantes
Algumas portarias tratam sobre a potabilidade da água:
Portaria nº 1.469, de 29 de dezembro de 2000, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade (BRASIL, 2001);
Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1997, aprova o Regulamento Técnico sobre "Condições