TRABALHO 2
Técnico em Química
DETERGENTES
NOMES: Rodrigo Coutinho da Silva, Reginaldo Valério, Phellipe Botelho, Willian,
Felipe Botelho Reginaldo Valério Rodrigo Coutinho
TURMA:
Sumário
I. Introdução
II. Objetivo
III.Detergente
IV.Classificação dos detergentes
V. Biodegradabilidade do Detergente
VI. Efeitos ambientais e toxicológicos
VII. Conclusão
VII. Referências Bibliográficas
I. Introdução Em 1890, o químico alemão A. Kraft observou que pequenas cadeias de moléculas ligadas ao álcool funcionavam como sabão. Kraft produziu o primeiro detergente do mundo. Com um arranque modesto, o uso de detergentes ligeiramente se popularizou. Desde então, a busca de métodos de lavagem rápida e eficaz, levou os fabricantes a investir na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos que facilitassem as tarefas domésticas. Em 1955, o produto da marca Omo foi lançado em Portugal. Sendo o primeiro detergente para a roupa, adotou a difícil tarefa de tentar inverter a tendência de compra das tradicionais barras de sabão e levar as donas de casa a optar pelo detergente. Com a introdução das máquinas de lavar roupa em Portugal, outras marcas surgiram. Nesse estudo são discutidos os aspectos químicos do detergente, incluindo suas características, classificações e seus efeitos ambientais, levando em consideração os fatores bioquímicos de degrabilidade.
II. Objetivo O objetivo deste trabalho é explicar o que detergente, suas propriedades, composição química e seus efeitos no meio ambiente.
III. Detergente Detergentes são misturas de várias substâncias; cada uma delas vai ter uma ação particular durante a limpeza, porém o princípio ativo é sempre um surfactante. Também chamados de tensoativos, os detergentes podem ser definidos como compostos orgânicos que possuem comportamento anfifílico, isto é, possuem duas regiões, hidrofóbica e hidrofílica. A parte hidrofóbica do tensoativo