CAP TULO 6
DADOS ESTATÍSTICOS RELATIVOS A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E DESIGUALDADES DE GÊNEROS NOS ÚLTIMOS ANOS
6.1 DADOS SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
6.1.1 Dados Mundiais Sobre a Violência Contra a Mulher
No gráfico há dados sobre a violência contra as mulheres feito com uma pesquisa entre 84 países, acima podemos ver apenas 10 países com maiores números de mortes de mulheres por violências.
El Salvador em primeiro, com 10,3 por cento de homicídios registrados; em seguida Trindad e Tobago, com 7,9 por cento; podemos ver que o Brasil esta em sétima posição, com 4,4 por cento da taxa.
Foi feito um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 10 países e constatou que15% de mulheres, entre 15 e 49 anos, no Japão e 70% das na Etiópia e no Peru relataram violência física e /ou sexual por um parceiro íntimo. Também relataram que a primeira experiência sexual foi forçada por24% das mulheres na zona rural do Peru, 28% na Tanzânia, 30% na área rural de Bangladesh e 40% na África do Sul.
A OMS, após examinar uma série de estudos realizados em 35 países constatou que entre 10% e 52% das mulheres foram agredidas fisicamente pelo parceiro em algum momento de suas vidas, e entre 10% e 30% havia sido também vítima de violência sexual por parte do parceiro íntimo. Entre 10% e 27% das mulheres relataram terem sido abusadas sexualmente.
6.1.2 Dados Nacionais Sobre a Violência Contra a Mulher
Pesquisa realizada no Brasil revelou que, 7 em cada 10 entrevistados consideram que as brasileiras sofrem mais violência dentro de casa do que em espaços públicos, sendo que metade avalia ainda que as mulheres se sentem de fato mais inseguras dentro da própria casa.Os dados revelam entre os entrevistados, 54% conhecem uma mulher que já foi agredida por um parceiro e 56% conhecem um homem que já agrediu uma parceira. E 69% afirmaram acreditar que a violência contra a mulher não ocorre apenas em famílias pobres.
Dados feitos pela Central de Atendimento a