Cap tulo 6
1) O que caracteriza os mercados imperfeitos?
R: Muitos consumidores e fornecedores produzem produtos parecidos, mas com características diferentes, empresas lideres que manda no preço e as pequenas acompanham cada empresa tem um preço, os lucros são normais, não são exagerados.
2) Entre as barreiras á entrada que impede a concorrência, quais são as mais comuns?
R: As barreiras são: monopólio (naturais ou puros), patentes, controle de matéria-prima e outros. (3) O que é uma patente?
R- Patente é um título de propriedade que confere ao seu titular o direito de impedir terceiros explorar sua invenção, em um determinado território, por um limitado período de tempo, em troca da descrição da invenção.
4) O que é monopólio? Quando uma empresa tem poder de monopólio?
R-Situação de mercado em que um só vendedor controla toda a oferta de uma mercadoria ou de um serviço. quando uma empresa controla um mercado sendo ela a única fornecedora deste produto/serviço ou por possuir uma fatia grande no Market share do mercado (mais de 25% de todo mercado).
(5) O que é um monopólio natural? Em que ele se diferencia dos monopólios artificiais?
R- O monopólio natural é conseqüência de que é o monopolista que melhor oferta o valor
– um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas. O monopólio artificial se deve a uma legislação que garante isenção fiscal, proteção tarifária, subsídios, licenças de atuação etc. Em outras palavras, o monopólio artificial é um custo para o consumidor, que deve pagar um preço mais alto e aceitar um produto ou serviço de qualidade inferior do que se houvessem concorrentes ao monopolista, ou seja, do que se não