Conceito Tecnologia
Os estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade apresentam-se como contexto social, com o objetivo de compreender os aspectos gerais do fenômeno científico-tecnológico, sua evolução, importância e impacto no mundo. Hoje, as questões relativas à Ciência e à Tecnologia e suas importâncias na definição das condições da vida humana, extrapolam o âmbito acadêmico para se converterem em centros de atenção e de interesse do conjunto da sociedade. Ciência, Tecnologia configuram uma complexa que uma simples série sucessiva, e sua combinação obriga a analisar suas relações recíprocas com mais atenção do que implicaria a ingênua aplicação da clássica relação linear entre elas. O tratamento de cada um de tais conceitos não pretende reduzir-se a uma introdução filosófica ou histórica da ciência ou da tecnologia. A importância de uma alfabetização tecnocientífica como condição necessária para tornar possível a participação pública nestes temas aparece em diversos lugares. De certo modo, a educação para a cidadania seria o suporte imprescindível para tornar possível a democratização das decisões socialmente relevantes em relação ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
Na medida em que muda padrões, a tecnologia também cria novas rotas de desenvolvimento, trabalhar com a mesma é trabalhar com algo dinâmico, ela engloba tanto seu aspecto cultural, que inclui metas, e valores éticos. Compreende a tecnologia como Ciência Natural, cientistas, engenheiros, e políticos defendem a neutralidade da ciência. A ciência pura, com seus critérios de racionalidade e objetividade, está fora das influências de quaisquer prejuízos culturais ou interesses políticos.
Contudo conclui-se que o homem, cultura, saberes e necessidades, trabalho e instrumentos, se encontram de alguma maneira na concepção da tecnologia onde a invenção é um fator chave e a criatividade corresponde a uma atividade tanto individual como social.