Resumo Cap Tulo 6 Copy
Após a transição do conceito de homo economicus para o de homem social, derivada da abordagem humanística da administração, a ênfase na estrutura e nas técnicas de produção foi substituída pela ênfase nas pessoas.
O conceito de homem social baseia-se no seguintes aspectos: - Os trabalhadores possuem necessidades humanas que envolvem a motivação para trabalhar. - As pessoas são motivadas pelas necessidades do grupo informal em que estão envolvidas. - O supervisor eficaz é aquele capaz de influenciar seus subordinados, obtendo lealdade, padrões elevados de desempenho e alto compromisso com os objetivos da organização. - As normas do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros. Esses mecanismos podem ser positivos ou negativos, dependendo da atitude do membro.
A influência da motivação humana
Teoria de campo de Lewin O comportamento humano deriva de uma totalidade de fatos coexistentes. Esses fatores constituem um campo dinâmico que, em determinado momento criará uma necessidade. Segundo Lewin qualquer necessidade cria uma predisposição à ação e afeta negativamente o comportamento do indivíduo.
Necessidades humanas básicas A motivação surge a partir do desejo natural de se suprir uma necessidade. E, quando uma necessidade é satisfeita surge outra em seu lugar. Assim,as necessidades guina o comportamento do homem, dando-lhe direção e conteúdo. Existem as necessidades básicas que são comuns a todos os seres vivos, como se alimentar, ter abrigo e segurança. Existem as necessidades psicológicas, estas são exclusivas do homem, são algumas delas: necessidade por segurança íntima (busca incessante pela proteção contra o perigo, ameaça ou privação), necessidade de participação (sentir-se inserido no ambiente em que encontra), necessidade de autoconfiança e necessidade de afeição. Necessidades de auto-realização, impulso de realizar o próprio potencial e