Cap tulo 6 OS Minerais
Cap.01 – Geologia como Ciência
Cap.02 – O Globo Terrestre
Cap.03 – Mobilidade Crustal
Cap.04 – Tectônica de Placas
Cap.05 – A Terra um Planeta no Espaço ????
OS MATERIAIS TERRESTRES
Capítulo 6 - OS Minerais
UNIVERSO
SISTEMA SOLAR
TERRA
CROSTA
ROCHA
MINERAL
MOLÉCULA
ÁTOMO
ELEMENTO QUÍMICO
A - ALGUMAS DEFINIÇÕES:
A Crosta é formada de rochas, que são constituídas de minerais e mineralóides (vidro vulcânico, carvão e outros de origem orgânica). No estudo das ciências da Terra é fundamental compreender e sentir, sem nenhuma dúvida, o que é um mineral, um cristal, um minério e uma rocha. Com observação, experiência e estudo sistematizado devemos saber distinguir, por exemplo, um mineral qualquer de uma substância produzida pelos seres vivos, do mesmo modo que instintivamente sabemos distinguir os entes que nos cercam e as coisas produzidas por eles.
Os elementos químicos naturais formam mais de 2.000 diferentes combinações químicas, denominadas minerais, que constituem o reino mineral. Podemos definir: MINERAL: É um elemento ou composto químico, de composição geralmente definida, de ocorrência natural e estrutura interna ordenada. Em geral são sólidos (exceto água e mercúrio nas
CNTP) e produzidos por processos inorgânicos.
Um MINERAL é toda substância natural, sólida e inorgânica que possui composição química determinada e apresenta propriedades morfológicas e físicas características.
Os minerais são sólidos, sob as condições normais de pressão e temperatura. Alguns geólogos consideram a água e o mercúrio como minerais, mas a rigor não o são. A água passa para o estado sólido a 0 oC e o mercúrio a -39 oC. Portanto, a água só é um mineral quando está sob a forma de gelo nas geleiras. A característica essencial do mineral é a sua ocorrência natural.
Assim, por exemplo, a substância química NaCl tanto pode ser encontrada na natureza como também pode ser produzida no laboratório. No primeiro caso é designada pelo nome