1 M s Sem Alimentos Industrializados
Todos sabemos da praticidade em comprar alimentos industrializados.
São gostosos e não dão trabalho pelo fato de serem semi-prontos ou prontos. A validade? Uma beleza, pois duram muito mais que produtos frescos.
Nessa vida corrida, são a solução, não é mesmo?
E-r-r-a-d-o.
Nada é o que parece. A praticidade se paga, e caro. O que consumimos é cheio de corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, estabilizantes e acidulantes. Que não fazem bem para a nossa saúde.
E para o que servem?
Os corantes servem para que o produto tenha uma aparência mais “natural”, agradando os olhos do consumidor. Aromatizantes têm praticamente o mesmo propósito, dar ao alimento um apetitoso sabor e aroma. Já os conservantes, servem para evitar a deterioração causada por diversos microorganismos.
Antioxidantes procuram manter o produto em boas condições até o seu consumo, evitando que ele estrague por causa do processo de oxidação. Estabilizantes, também são usados para manter a aparência dos produtos (sua função principal – estabilizar as proteínas).
E o último, mas não menos nocivo, o acidulante. Usado principalmente em bebidas, ele modifica o “doce” do açúcar e imita o sabor de certas frutas, podendo dar um gosto ácido ou agridoce nos produtos.
—
Bom, eu os apresento o meu projeto pessoal:
Um mês sem alimentos industrializados.
Isso não é uma dieta para perder peso, de maneira alguma. Eu quero me dedicar por 4 semanas em tornar a vida da minha família mais saudável.
Vou usar o blog como um diário, com as receitas e com fatos relevantes do nosso dia para contar como está sendo a nossa experiência.
Quero melhorar a qualidade da nossa dieta. Seremos os responsáveis por tudo que “vai” na nossa comida.
Não quero, por exemplo, comer um iogurte que tem espessantes, aromatizantes, acidulantes, conservantes e corantes. Quero uma vida mais simples, com bons ingredientes e boa comida.
Quais produtos NÃO irão ser consumidos:
Enlatados – Embutidos –