Congrega O Do IESA
Foi em 1935 que chegaram as primeiras missionárias: Irmã Maria Gertrudis Lang, Maria Inocência Merk, Maria Thusnelda Pfister, Maria Régula Huber e Maria Sebalda Weinmann da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria, de Bonlanden. Chegaram, e tão logo iniciaram a instalação da pequena Escola das Irmãs, com as primeiras séries do primário.
Paulatinamente, a Congregação foi se expandindo e, em 1928, as primeiras irmãs chegaram ao Brasil. A missão e a força criadora de Pe. Mennel ultrapassaram os limites das colinas bolandenses e continuam alimentando até hoje, a sua obra.
Pricipios que indicam a prática educativa
• Reverência: a visão franciscana de educação preocupa-se com o essencial e investe em encontros autênticos que renovam a capacidade da pessoa de maravilhar-se com a criação e ocupar-se com o outro, descoberto como irmão.
• O Bem, a paz: Educar para paz é Alimentar no coração a vontade de se tornar construtor da paz.
• Fraternidade universal: O espírito da fraternidade é o termômetro de toda a estrutura e organização de nossa escola, perpassando todas as formas de relacionamento pessoal e do conhecimento.
• Educar pela palavra e pelo exemplo: Ensinar pelo exemplo é aprender. A palavra é o grande instrumento que desencadeia o processo ensino aprendizagem, com confiança, vigor, cordialidade e sabedoria.
• Nosso compromisso e modo próprio de educar:
- Excelência do ensino, baseada numa sólida formação, que propicie a construção do conhecimento, sob a ótica da compreensão do mundo;
- Privilegiar a cultura da paz e da fraternidade;
- Escola como lugar de encontro, escuta e comunicação;
- Acolher e acompanhar cada aluno, de maneira personalizada e diferenciada;
- Adquirir a competências e habilidades [cientificas e humanas] necessárias ao prosseguimento dos estudos [vestibular] e ao ingresso no mercado de trabalho;
- Utilização de novas tecnologias e metodologias que favoreçam a contextualização social e