Administração do Tempo
Administrar o tempo não é nada fácil; porém, é algo imprescindível para o dia a dia do ser humano, tanto na sua vida pessoal, quanto profissional. Pois quando bem planejado, o tempo é mais aproveitado, e nos poupamos assim de esforços desnecessários. “Três pontos importantes podem ser citados quando o assunto é tempo: Tempo é vida, tempo é dinheiro, tempo é produtividade.”
Pelo fato do profissional de secretariado executivo dos dias de hoje não ser apenas um assessor para seu executivo, mas também, um profissional indispensável para a organização. O profissional deve administrar bem seu tempo, para conseguir cumprir todas as tarefas designadas a ele com êxito. Pois o tempo é um recurso precioso, e devemos saber administrá-lo da melhor maneira possível.
Para podermos administrar melhor o nosso tempo, temos que identificar primeiro o que nos satisfaz e o que desejamos mudar, o que é de fato necessário, e o que se pode descartar. Após identificarmos tais pontos, traçamos um objetivo, fazemos um planejamento, organizamos as etapas, e as dividimos entre as pessoas que farão parte dessa atividade, e com a ajuda de todos com muita concentração e comunicação, pode-se alcançar o equilíbrio, e o resultado esperado.
Levamos em consideração alguns pontos básicos da administração, para realizar isso. Sendo eles:
Objetivos: São estabelecidos a partir das expectativas humanas. A partir do momento em que estabelecemos um objetivo, utilizamos todos os meios que temos – humanos, financeiros, materiais - para alcança-lo.
Planejamento: Para planejar o tempo que temos, devemos ordenar as atividades pelo grau de importância para realiza-las no menor prazo, com o máximo de qualidade, e assim, alcançar nossos objetivos.
Organização: É o modo como estruturamos, dividimos e sequenciamos uma atividade para melhor visualização e realização da mesma.
Delegação: É importante saber distribuir as tarefas com baixa prioridade para outras pessoas, e assim, se