Resumo
Apesar da grande evolução tecnológica os acidentes durante transporte por navios, caminhões ou dutos, e vazamentos em tanques de armazenamento de diesel — subterrâneos ou não — constituem problemas ambientais de grande impacto, causando poluição do solo e das águas, além de afetar toda a biota. A contaminação do solo pode atingir as águas subterrâneas, incluindo reservas já em uso como fontes de abastecimento para consumo humano
Alguns pesquisadores como Pasqualino, Montané e Salvadó (2006) e Zhang et al. (1998) indicaram efeito sinérgico positivo da adição do biodiesel ao diesel, pois os micro-organismos utilizam os ácidos graxos que compõem o biodiesel como fonte de energia para promover a degradação do diesel. Para frações contendo porções menores de biodiesel, o efeito sinérgico foi pouco significativo.
Porem para Demello et al. (2007) apresentaram resultados divergentes, mostrando que a biodegradabilidade das misturas não seria favorecida pela presença do biodiesel. Conforme estes últimos estudos, as áreas poluídas com as misturas de biodiesel/diesel ou com diesel puro praticamente não apresentam diferenças quanto aos compostos presentes.
Mediante a varias opiniões quanto a biodegradabilidade foi desenvolvido neste artigo através de amostras de diesel/biodiesel em proporções pré-definidas e preparadas em laboratórios a aplicação do processo Fenton em águas contaminadas com misturas de diesel e biodiesel em diferentes proporções, com determinação das constantes cinéticas de degradação e avaliação da alteração de biodegradabilidade após o tratamento.