Fundamentos de Sócrates
Sócrates foi soldado, escultor, senador e apartir da mocidade filosofo alegava que desde criança ouvir a voz de Deus instigando o ofício da filosofia. Sócrates perambulava pelas ruas de Aténas feito um pegador láico na missão de ajudar as pessoas descobrirem nelas mesmas o conhecimento que lhes levaria a virtude sem cobrar dinheiro algum . Aberto para quem quissesse ouvi-ló, tanto para ricos ou pobres . Pergunta essencial de Sócrates "O que é a essencia do homem ? "E ele respondia : "O homem é a sua alma, razão, o eu conciente, consiêcia intelectual e moral " Sofistas apresentavam-se como mestres de retórica, afirmando ser possível ensinar aos jovens tal arte para que fossem bons cidadãos. A arte da persuasão. Os sofistas ensinavam técnicas de persuasão para os jovens, que aprendiam a defender a posição ou opinião. Sócrates rebelou-se contra os sofistas, dizendo que não eram filósofos, pois não tinham amor pela sabedoria nem respeito pela verdade, defendendo qualquer ideia, se isso fosse vantajoso. Corrompiam o espírito dos jovens, pois faziam o erro e a mentira valer tanto quanto a verdade. Principais observações do filme :
O seu método é o diálogo e a dialética; interrogava sempre pelo ser das coisas e leva os interlocutores à contradição.
O resultado do seu método é a negatividade que supera as crenças e os valores dos homens comuns.
Acusação Melitus: “Sócrates é culpado de não reconhecer como deuses os deuses da Cidade e de nela introduzir novos; também é culpado de corromper a juventude. A pena solicitada é a morte” .
Sócrates defendeu-se interrogando o acusador Melitus acerca de quem é que melhorava a cidade. Melitus citou primeiro os juízes; depois gradualmente, acabou por dizer que todos, exceto Sócrates, melhoravam a cidade. Então Sócrates felicitou a cidade pela sua boa sorte e referiu que era