o assistente social
O assistente social é um profissional habilitado para identificar e atuar em problemas relacionados a varias áreas. Na década de 60, os assistentes sociais se organizavam para gerar encontros para através deles por em pauta vários assuntos, tais como: saúde, educação, trabalho, segurança entre outros. O primeiro movimento do processo de renovação do profissional desta área foram os eventos em Araxá (1967) e Teresópolis (1970).
Os seminários realizados em Teresópolis e Araxá pôde-se afirmar que nestes documentos foram encontradas as mais importantes reflexões, tais como à fundamentação teórica do Serviço Social, como a importância da pratica profissional para a sociedade.
SEMINARIO DE ARAXÁ
No período de 19 a 26 de março de 1967, foi realizado em Araxá (MG) o 1º seminário de Teorização do Serviço Social. O documento de Araxá, publicado pelo CBCISS, trata de vários níveis de atuação do profissional, a área do serviço social está voltada para áreas de prestação de serviços diretos, para politica e o planejamento.
SEMINARIO DE TERESÓPOLIS
Entre os dias 10 a 17 de Janeiro de 1970, foi promovido o 2º Seminário de Teresópolis. Nessa época foi exigido que o profissional dessa área fosse preparado para atuar nas instituições que foram adaptadas a esse projeto, vinculando ao capital internacional. Com isso Teresópolis situou o assistente social como funcionário do desenvolvimento.
Os seminários foram de grande importância para mostrar quem é o profissional do serviço social, que são eles que atuam no campo do conhecimento humano, quais os pontos de atuação e aplicação da sua profissão e de sua postura para uma ajuda de mudança da realidade humana e quais as dificuldades que impedem a praticar o seu trabalho.
Foi observada pelo grupo a importância da preocupação em fundar adequadamente a teoria do Serviço Social, buscando nos encontros que foram organizados, buscar solucionar varias questões até então não discutidas e abordadas. Podemos afirmar que os