S crates
Sócrates nasceu em Atenas, no ano de 470 a.C., suas pesquisas iniciais giraram em torno do núcleo da alma humana.
Foi nomeado um dos fundadores da filosofia ocidental, e podemos conhece-lo através de relatos em obras de escritores que viveram depois dele. Alguns defendem que os diálogos de Platão seriam a descrição mais ampla que permaneceu desde a Antiguidade até os dias atuais.
Demonstrava uma necessidade de levar seus conhecimentos aos cidadãos gregos, tendo como método de transmissão de ideias e sabedoria o diálogo. Por meio da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre coisas do mundo e do ser humano.
Até hoje este filósofo é sinônimo de integridade moral e sabedoria, pois sempre agiu com ética, responsabilidade, e tornou-se padrão de perfeita cidadania.
Provocou uma ruptura sem precedentes na história da Filosofia grega, por isso ela passou a considerar os filósofos entre pré-socráticos e pós-socráticos. Enquanto os filósofos pré-Socráticos, chamados de naturalistas, procuravam responder a questões do tipo: "O que é a natureza ou o fundamento último das coisas?" Sócrates, por sua vez, procurava responder à questão: "O que é a natureza ou a realidade última do homem?"
Sócrates e Seus Estudos
Seu trabalho seria marcado profundamente pelos textos de Anaxágoras, outro célebre filósofo grego.
No início, Sócrates caminhou pelas mesmas veredas dos sofistas, mas ao retomar seus princípios ele os universalizou, empreendendo a jornada típica do pensamento grego.
Conta-se que um dia Sócrates foi levado junto à sua mãe para ajudar em um parto complicado. Vendo sua mãe realizar o trabalho, Sócrates logo “filosofou”: Minha mãe não irá criar o bebê, apenas ajudá-lo-á a nascer e tentará diminuir a dor do parto. Ao mesmo tempo, se ela não tirar o bebê, logo ele irá morrer, e igualmente a mãe morrerá!
Sócrates concluiu então que, de certa forma, ele também era um parteiro. O conhecimento está dentro das pessoas (que são capazes de aprender por si