Relatorio Hotel Rwanda
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURIDICA - CEJURPS
CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
PROFESSOR:
RELATÓRIO CRITICO ANALÍTICO
HOTEL RUANDA
Balneário Camboriú, 26 de Abril de 2013
O longa-metragem Hotel Ruanda é um filme lançado em 2004, onde relata o fato histórico da guerra civil de Ruanda, onde ocorreu durante o ano de 1994 deixando quase um milhão de pessoas mortas. O motivo que gerou a Guerra Civil de 1994 foi à ocupação de Bélgica em Ruanda entre o fim da Primeira Guerra Mundial e o fim da Segunda Guerra Mundial. E durante esse período de ocupação, os Belgas, já sob a posse das terras de Ruanda, dividiram a população em hutus e tutsis, onde os tutsis eram os mais altos, com narizes mais finos e pele mais clara.
Durante essa época, os colonos belgas utilizaram os tutsis para governar Ruanda. Porém após a Segunda Guerra Mundial, a Bélgica sai do país, e os hutus alcançam o poder onde quiseram se vingar dos tutsis devido os anos de repressão. O que gerou uma onda de conflitos armados foi devido aos tutsis se organizarem na Frente Patriótica de Ruanda e os hutus na milícia Interhamwe.
Os hutus consideram Ruanda terra deles, pois eles se consideravam a maioria da população e eles consideravam os tutsis como minoria, traidores, assassinos, e de muitas vezes utilizaram o termo “barata” referindo-se aos tutsis, pelo fato dos tutsis terem se juntado aos belgas, roubando as terras dos hutus e de os açoitarem.
Enquanto isso na Tanzânia, o presidente de Ruanda Juvenal Habyarimana assinou um acordo de paz com os rebeldes tutsis, tentando acabar com o confronto entre tutsis e hutus. Tal acordo foi proposto pela Organização das Nações Unidas. Logo após a assinatura do acordo, o avião que viajava o presidente Juvenal Habyarimana foi derrubado, ocasionando a sua morte. Logo foi comunicado, pela radio RTLM que o presidente havia sido morto pelos rebeldes tutsis e