S Crates
Método Filosófico
O método socrático consiste numa técnica de investigação filosófica que faz uso de perguntas simples e quase ingénuas que têm por objetivo revelar as contradições presentes na forma de pensar do aluno (normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade) e ajudá-lo a redefinir os seus valores, aprendendo a pensar por si mesmo.
1º Começa pela Ironia “perguntar”: Nas discussões afirma inicialmente nada saber, diante do “adversário” que admite saber determinado assunto e começa a fazer perguntas inteligentes até o outro reconhecer sua ignorância.
2º Parte para a segunda parte do seu método filosófico Maiêutica “parto”: O nome Maiêutica é dado em homenagem à sua mãe, que era “parteira”. Se ela fazia parto de corpos ele fazia parto de ideias, “trazia à luz“ as ideias. Por meio de perguntas, destrói o saber oponente para reconstruí-lo na procura do entendimento.
Ideias Socráticas
Sócrates não deixou nada escrito por si mesmo e todas as suas ideias foram divulgadas pelo seu principal discípulo, Platão. Nos diálogos escritos por Platão, Sócrates é o principal interlocutor.
Ele parte da seguinte frase filosófica: “Só sei que nada sei”, ou seja, a sabedoria de reconhecer a própria ignorância, uma ponto de partida para a procura do saber.
Douta Ignorância
A douta ignorância é uma disposição de espírito, uma abertura da mente em relação à procura da verdade, ao reconhecer a sua própria ignorância, o filósofo sabe que a consciência de que nada sabe é um princípio fundamental para superar as ilusões do falso saber. Quando bem praticado, o lema socrático “só sei que nada sei” permite que nos libertemos da maldade do hábito a que está submetido quem julga ter a verdade.