Mutualismo Ou Simbiose Biologia
Mutualismo ou simbiose é uma interação ecológica interespecífica harmônica obrigatória na qual há vantagens recíprocas para as espécies que se relacionam.
Capins e Protozoários os cupins são insetos sociais, estão organizados numa grande sociedade que é o cupinzeiro ou termiteiro. Seu principal alimento é a celulose.
O cupim possui assim, uma dependência de outro ser capaz de realizar a degradação da celulose por ele. Este organismo é o Triconympha.
O triconinfa é um protozoário mastigóforo, dotado de múltiplos flagelos, que habita o intestino dos cupins adultos como mutualista. Ele quebra a celulose, para facilitar a digestão do cupim, tirando, em contrapartida, um “naco” para alimentar-se.
O cupim não nasce com o triconinfa. Durante a fase larval, os cupins alimentam-se de colegas mortos. Para facilitar o “berçário” (local onde a fêmea deposita os ovos) fica próximo ao “necrotério” (local onde os soldados recolhem os mortos) tornando-se, portanto o local onde as jovens larvas fazem suas primeiras refeições, aproveitando assim para contrair o Triconinfa.
Ruminantes e bactérias
A digestão dos ruminantes ocorre por um mecanismo particular, diferenciado dos demais animais. Os ruminantes se alimentam basicamente de vegetais (folhagem), portanto são considerados herbívoros (consumidores de primeira ordem).
Portanto, toda a extensão do aparelho digestório desses animais é formada por um conjunto contendo 4 cavidades, assim caracterizada: rúmen, retículo, omaso e abomaso, e funcionamento subdividido em duas etapas.
Na primeira etapa o alimento é mastigado e enviado para o rúmen e o retículo. Na segunda, o bolo alimentar regurgitado retorna à boca através de contrações similares às que provocam o vômito, sendo novamente mastigado e posteriormente deglutido em direção ao omaso e abomaso.
Protocooperação
Comensalismo
Comensalismo é uma das relações harmônicas interespecíficas (entre indivíduos de espécies diferentes),