S Crates
SÓCRATES 469/470 - 399 a.C.
Sócrates é talvez a personagem mais enigmática de toda a história da filosofia. Talvez pelo simples fato de não ter escrito nem uma linha. Mesmo quem não possui muitos conhecimentos de Filosofia, conhece certamente esta personagem e principalmente toda a tragédia da sua morte. Neste trabalho retratamos a vida de Sócrates no que diz respeito à sua sua vida familiar, sua vida política....(LER NA FOLHA)
Há ainda uma referência e análise de uma célebre frase que Sócrates proferiu.
Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes. Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos. Através de sua representação nos diálogos de seu estudante, Sócrates tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética, e é este Sócrates platônico que legou seu nome a conceitos como a ironia socrática e o método socrático (elenchus). Este permanece até hoje a ser uma ferramenta comumente utilizada numa ampla gama de discussões, e consiste de um tipo peculiar de pedagogia no qual uma série de questões são feitas, não apenas para obter respostas específicas, mas para encorajar também uma compreensão clara e fundamental do assunto sendo discutido.
Vida Familiar
Sobre a vida familiar de Sócrates possuímos alguns detalhes nem sempre concordantes, o que é certo é que Sócrates casou com Xantipa. Xenofonte diz-nos que ela era a mais insuportável das mulheres passadas, presentes e vindouras representam sempre a gritar, atirando um vaso de água à figura do seu marido ou virando a mesa ao contrário quando Sócrates convida um amigo para jantar. Sócrates teve três filhos, o mais velho Lâmprocles, Sofronisco e Menéxeno; segundo certas tradições, uns seriam de Mirto e os outros de Xantipa, mas nada permite pronunciar-se sobre este ponto com certeza.
Casado com Xantipa, nunca priorizou sua família, sempre entregue ao exercício dos dons de que era dotado. Sua essência crítica e justa o levava