Behaviorismo Em Jogos Digitais
O Behaviorismo é o estudo do comportamento, o termo Behaviorismo foi criado por John B. Watson, que através de experiências com recém-nascidos, defendia a ideia de que os humanos eram determinados por seu ambiente, que quase tudo é aprendido e não herdado, assim poderíamos ser moldados de acordo com os estímulos do ambiente, seja de forma positiva ou negativa. Sendo assim o que aprendíamos era mediante a sucessão de estimulo e resposta. Ivan Pavlov um tempo antes, constatou este tipo de aprendizado em cães, mas o classificou como um estímulo primitivo, que provocaria um reflexo absoluto.
Quando jogamos certo jogo pela primeira vez, não temos noções sobre certos perigos que nos podem fazer perder a partida ou sermos “punidos” assim como um recém-nascido. No decorrer do jogo o jogador aprende quais são os perigos e riscos que podem trazer consequências negativas. Na maioria das vezes são projetados alguns estímulos no jogo para que tenhamos uma resposta reflexiva, e é comum que os jogadores aprendam a ter medo de perder no jogo, tendo a mesma sensação de como se fosse à vida real.
Skinner definiu alguns pontos no behaviorismo que seriam:
Reforço positivo - Respostas recompensadas tendem a se repetir.
Reforço negativo - Respostas que refletem a fuga da dor tendem a se repetir.
Extinção - Respostas que não são reforçadas tem pouca probabilidade que se repitam.
Punição - Respostas que são castigadas em consequência de atos não desejáveis são eliminadas
O reforço positivo é encontrado em jogos na obtenção de itens que ajudam ou são necessários para a conclusão de uma fase ou partida, quando o jogador ganha moedas ou pontos, quando tem o ganho de recompensas como dinheiro, experiência, itens ou equipamentos ao completar missões, e ate pela possibilidade de o jogador ter classificação de rank, pois isso o incentivaria a jogar mais e melhorar suas habilidades para que seja reconhecido por outros jogadores.
O reforço negativo acontece