Bauhaus
A Escola Bauhaus foi fundada em 1919, na Alemanha pelo arquiteto Walter Gropius. Seu objetivo era muito parecido com a fusão da arte com o artesanato em séculos anteriores.
Bauhaus significa casa de construção, e era considerada uma escola democrática onde todos colaboravam em busca de novas criações e linguagens. A Bauhaus era livre e dela se originou os estilos abstratos modernistas. A escola foi fundada como forma de oposição ao irracionalismo político alemão, defendendo o racionalismo de artistas e intelectuais da época.
Bauhaus ganhou sede própria na cidade de Dessau em 1925, mas por defender a criação democrática e livre, foi fechada pelo nazismo em 1933.
"Vamos desejar, conceber e criar juntos o novo edifício do futuro. Combinará arquitectura, escultura e pintura numa única forma, e um dia erguer-se-á para os céus das mãos de milhões de trabalhadores como o símbolo cristalino de uma nova fé que há-de vir" - Walter Gropius em 1915 no Manifesto e Programa da nova escola Bauhaus
Wassily Kandysky
Nascido em Moscovo (1866)
Kandinsky desejava pintar obras que expressassem suas percepções emocionais, que o levaram a um estilo de pintura abstrata.
Viveu grande parte da sua vida na Alemanha, o que influenciou sobre o seu estilo e percepções e passou a dar aulas na Bauhaus.
Influenciado pelo impressionismo de Monet, ele fazia a apologia a força da cor, em que cada tela é “o teatro da cor”.
Para Kandinsky, o objetivo da pintura é, precisamente, “encontrar a vida, tornar perceptíveis as suas pulsações, estabelecer as leis que as regem.”
“ Black is like the silence of the body after death, the close of life.” -- Wassily Kandinsky, 1911
Obras que serviram de inspiração:
Composição VIII
Coposição X
Amarelo-Vermelho-Azul
‘Concentric Circles’
Bibliografia: http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/yellow-red-blue-1925 http://www.answers.com/topic/wassily-kandinsky