Bauhaus
BAUHAUS: BAYER E ALBERS
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
SÃO PAULO
2015
INTRODUÇÃO À BAUHAUS
A Staatliches – Bauhaus se origina em pleno desenvolvimento caótico e desenfreado causado pela Revolução Industrial (primeiramente na Inglaterra e, posteriormente, na Alemanha) que ocorreu entre os séculos XVIII e XIX.
Fundada por Walter Gropius a partir da junção das duas escolas que dirigia, a Escola Superior de Arte em Weimar e a Escola Superior de Belas Artes em 1919, a Bauhaus foi a primeira escola de design do mundo. Com aulas e oficinas vanguardistas de artes-plásticas, design e arquitetura, a escola é considerada uma das mais importantes expressões do modernismo aplicados à arquitetura, escultura, desenho industrial e pintura.
Mesmo com uma breve existência de apenas quatorze anos (1919 – 1933), a Bauhaus influenciou de forma definitiva e histórica na forma funcionalista, idealizando o designer como o responsável pelo projeto na íntegra, fazendo que este participasse de todas as partes do processo de criação e também imaginasse como o objeto funcional reagiria com aquele que o usaria. Estando presente no auge da Revolução Industrial, essa nova escola tinha como ideal o desenvolvimento de peças funcionais de baixo custo e capazes de ser reproduzidas em massa, sem deixar de lado o desenvolvimento criativo que é inserido no processo de criação de cada peça.
Era essencial conseguir desenvolver produtos eficazes utilizando das tecnologias excessivamente presentes na época sem excluir a inserção do campo artístico. Isso havia se tornado comum na época pois, com a presença integral de máquinas no processo de fabricação, a identidade artística era descartada para dar lugar à praticidade da montagem, que resultaria em menor perda de tempo para fabricar mais, gerando lucros cada vez maiores.
Tendo como base as ideias da Escola de Arts and Crafts (Artes e Ofícios), a Bauhaus surge com tanto impacto que ultrapassa as fronteiras da