FSE Ativ Colaborativa Template 1
515 palavras
3 páginas
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Atividade Colaborativa
NOME
Roseni Pereira dos Santos
RA
6661433860
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
ANO 2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Atividade Colaborativa
Tutora: Denise Filomena B Marquesin
Atividade Colaborativa
Atividade desenvolvida para a disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor (nome completo).
Anhanguera Educacional
ANO 2014
Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro
Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu
Deve apresentar uma síntese da visão sociológica de Bourdieu sobre a escola como reprodutora das desigualdades sociais. Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de e de transferência de capitais de uma geração para outra. Os alunos tendem a serem julgados pela quantidade e pela qualidade do conhecimento que trazem de casa incluindo a postura corporal e a habilidade de falar em público.
Na escola os alunos são muitas vezes discriminados por causa de sua aparência e seus hábitos.
Segundo Bourdieu, por mais que democratize o acesso ao ensino por meio da escola pública e gratuita, continuara existindo uma forte relação entre as desigualdades sociais, culturais e as desigualdades internas ao sistema de ensino.
Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades
Tem como objetivo apresentar análises e discussões de exemplos ou notícias que retratem a relação escola-desigualdade no contexto brasileiro.
A renda financeira nas familias muitas vezes acaba atrapalhando as crianças de estudarem por terem que começar a trabalhar muito cedo para poder ajudar em casa, ou ate mesmo aquelas que moram em lugares distante de uma escola em