Batata
-Ação humana- foi dividido em racional nos tocantes dos fins racionais e nos tocantes dos valores. A afetiva e a tradicional, a ação afetiva e tradicional são determinadas para estudos emotivos ou sentimentais respectivamente, e para costumes sendo nulo ou escassa.
-Ação racional- no tocante aos valores é uma forte portadora da consciência sistemática, e de sua intencionalidade no tocante aos fins é consciente e calculado, atento ao imperativo de adequar condições e meios a fins deliberadamente a ação racional instrumental como base no cálculo orientado para o alcance de metas e técnicas.
-Elementos constitutivos do instrumental: Cálculo- Projeção utilitária das conseqüências dos atos humanos. / Fins- Metas de natureza, técnicas econômicas ou política. / Maximização dos recursos- busca de eficiência e máxima eficácia./ Rentabilidade- Medida estrita de retorno econômico.
-A racionalidade substantiva é a ação orientada para duas menções: Individual e grupal. Seus elementos: Autorrealização/ Entendimento/ Julgamento ético/ Autenticidade/ Autonomia.
-Ação sensorial- Ação racional no tocante aos fins ( ética da responsabilidade), ação racional no tocante aos valores (ética do valor absoluto).
-Chama-se ação administrativa aquela onde toda modalidade de ação social dotada de racionalidade funcional.
-A ética de responsabilidade é ingrediente de toda ação administrativa.
-O tipo ideal: As leis estabelecem relações casuais em termo de regra de probabilidade e determina os processos. Descreve um desenvolvimento normativamente ideal.
-Dimensões do tipo ideal da