Batata
2 Batatas cruas
1 Colher (café) açúcar
1 Colher (café) sal
1 faca/ colher
Guardanapo de papel
Corte as batatas ao meio, depois faça um buraco com a colher em três metades. Seque bem as metades cortadas,com papel toalha ou guardanapo.
Escreva em três guardanapos:Controle,sal e açúcar.
Em outros dois guardanapos escreva: Açúcar e sal.
Coloque uma metade da batata com o buraco em cada um dos guardanapos, com o buraco voltado para cima. Adicione uma colher de sal na batata demarcada sal; uma colher de açúcar na batata demarcada açúcar e não adicione nada na batata controle.
Obs: Antes desse procedimento não esqueça de secar as batatas. É importante que as quantidades de sal e açúcar sejam iguais.Coloque uma medida de sal e açúcar nos outros guardanapos. ANÁLISE:
30 MINUTOS/ 1 HORA / 2 HORAS – FOTOS E RELATÓRIO
OBS: CONSISTÊNCIA DA BATATA
CARACTERISTICA DA BATATA
CARACTERISTICA DO SAL E AÇÚCAR
COMPARAÇÃO
RESULTADO
CONCLUSÃO
Osmose da Batata
Neste experimento verificou-se o fenômeno de osmose com métodos simples e matérias de fácil obtenção. Utilizando batatas-inglesas observou-se a passagem de solvente do meio externo para o meio interno, com a manutenção da rigidez da batata, já no meio externo havia a perda da rigidez.
Podemos observar o processo osmóticos em diversos processos da natureza, sendo de grande importância para a manutenção da vida de certo seres vivos. Por não ocorrer gasto de energético, é considerado um transporte passivo, dependendo exclusivamente da concentração do soluto e a pressão osmótica do sistema.
Primeiramente, foram fatiadas as duas batatas em rodelas. Em seguida, as mesmas cortadas ao meio deixando apenas a metade de cada batata ficando apenas 3 batatas pela metade. Foram furadas abrindo um buraco no meio delas e secas por um guardanapo. Observaram-se por um determinado tempo as possíveis reações que poderiam ocorrer. Após 30 minutos pude perceber que as batatas começa a liberar seu