Batata
A cultura da batata é atacada por diversos nematóides, de importância econômica no Brasil podemos destacar três gêneros de nematóides:
Meloidogyne incognita (nematóide das galhas)
Meloidogyne javanica (nematóide das galhas)
- Rotylenchulus reniformis (nematóide reniforme)
Os nematóides do cisto da batata (Globodera pallida e Globodera rostochiensis) são os mais danonos para a cultura mas felizmente não ocorrem no Brasil.
SINTOMAS
As batateiras infestadas podem ser reconhecidas por murchar mesmo que o solo esteja úmido, ter folhas amareladas e normalmente crescerem pouco. Tanto os nematóides das galhas como os das lesões podem causar tais sintomas na parte aérea. Nem sempre, porém, os sintomas de campo são observados, devido à pesada adubação que a cultura da batata recebe, que ajuda a mascarar os efeitos dos nematóides na parte aérea.
Na cultura da batata devido ao produto comercializado ser o tubérculo, as perdas causadas pelos sintomas nos tubérculos tem maior relevância .
Os nematóides do gênero Meloidogyne causam galhas nas superfícies dos tubérculos que comumente podem ser chamadas de “pipocas”. A batata produzida neste caso é de qualidade muito infeiror, pelo aspecto “empipocado” dos tubérculos e pela facilidade com que esses tubérculos apodrecem.
Sintomas de ataque do nematóide das galhas em batata. Fonte: Associação Brasileira da Batata-ABBA.
O dano causado pelos nematóides das lesões nas raízes e nos tubérculos é de outra natureza. Durante sua alimentação, esses nematóides produzem galerias nos tecidos, resultando em manchas ou lesões escuras. Os nematóides das lesões costumam entrar nos tubérculos pelas lenticelas, e daí invadir tecidos em volta, produzindo lesões circulares de tamanho variável, conforme a população do nematóide e o grau de resistência da cultivar de batata. Além disso, às vezes as lesões formadas pelos nematóides podem ser colonizadas por microorganismos saprófitas e o tubérculo se tornar imprestável para