12345
As Demonstrações Contábeis são preparadas e apresentadas para usuários externos e internos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas, que é o de fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral. Têm portanto, por objetivo, revelar, a todas as pessoas interessadas, as informações sobre o patrimônio e os resultados da empresa, a fim de possibilitar o conhecimento e a análise de sua situação patrimonial, econômica e financeira. Por isso ao término de cada exercício social, a administração da empresa faça elaborar, com base em sua escrituração, demonstrações contábeis, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da empresa e as mutações ocorridas no exercício, tendo como principais as estruturas de Demonstrações Contábeis, o Balanço Patrimonial, as Demonstrações do Resultado do Exercício e Demonstrações do Fluxo de Caixa.
Balanço Patrimonial
Esse grupo contempla todo o resultado das operações da empresa e das transações que terão realização futura, é elaborado segundo os princípios contábeis geralmente aceitos, mas nada impede que, gerencial e internamente, se construam balanços com critérios de avaliação alternativos. As contas do balanço são classificadas segundo os elementos do patrimônio que elas representem, sendo agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise financeira da empresa. Para tanto, as contas do ativo deverão ser dispostas em ordem decrescente de realização ou conversibilidade (grau de liquidez) e as contas do passivo e patrimônio liquido em ordem decrescente de exigibilidade. Divulgação e apresentação de instrumentos financeiros incluem a divulgação dos períodos de vencimentos de ativos e passivos financeiros.
Ativos financeiros incluem duplicatas e outras contas a receber, ao passo que passivos financeiros incluem contas a pagar a fornecedores e outras. Para obtenção da análise de um destas contas para mostrar a situação