Basiléia
O comitê de Basiléia não possui autoridade formal para supervisão supranacional, mas tem o objetivo de induzir comportamento nos países membros do G10. Estes ao seguir as orientações, estarão contribuindo para a melhoria das pratica no mercado financeiro internacional. Em 07/1988, foi celebrado o acordo de Basiléia, que definiu mecanismo para avaliação de risco de créditos e estabeleceu a exigência de capital mínimo para suportar os riscos. Os objetivos do acordo foram reforçar a solidez e a estabilidade do sistema bancário internacional e minimizar as desigualdades competitivas entre os bancos internacionais. “desigualdades – diferentes regras de exigência de capital mínimo pelos agentes reguladores.”
O acordo de Basiléia definiu 03 conceitos
➢ Capital Regulatório
Montante do capital próprio alocado para cobertura de risco
➢ Fatores de Ponderação de risco Considera principalmente o perfil do tomador
➢ Índice Mínimo de capital para cobertura de risco de crédito Se superior a 8%, o nível esta adequada para cobertura de risco
BASILÉIA II Em 06/2004, o comitê divulgou o novo acordo de capital mais conhecido como a Basiléia II, com os seguintes objetivos: ✓ Promover a estabilidade financeira ✓ Favorecer a adoção das melhores pratica de gestão de risco ✓ Estimular maior transparência e disciplina de mercado “Os objetivos ou premissas do Basiléia II, são mais conhecidos como os três grandes Pilares.”
PILAR I Fortalecimento da estrutura de capitais das instituições ✓ Exigência de capital ✓ Risco de crédito ✓ Risco de Mercado
✓ Risco Operacional • Assalto, computadores violados, falhas de sistemas, erros de funcionários e fraudes contábeis e tributarias.