basicamente isso
ALESSANDRO VINÍCIUS BASTOS PRADO
JONATHAN ODIQUEI MATIAS GARCIA
MICHELLE FERNANDA MARTINS DE MORAES
ANSELMO MESQUITA
BIANCA GARCIA
MOVIMENTO UNIFORME: TUBO DE ÓLEO
MOGI DAS CRUZES
2014
Sumário
Introdução 2
Objetivos 3
Materiais 4
Metodologia 5
Discussão dos Resultados 6
Conclusões 7
Referências Bibliográficas 8
Introdução
Se observarmos atentamente os movimentos que ocorrem ao nosso redor, encontraremos vários exemplos de movimentos nos quais a velocidade escalar permanece constante. Uma estrela no céu, as extremidades dos ponteiros de um relógio movimentam-se com velocidade escalar constante. Também um paraquedista, com o paraquedas aberto há algum tempo, cai com velocidade praticamente constante. Num modelo simplificado do átomo de hidrogênio, dizemos que o elétron gira em torno do próton com velocidade escalar constante.
Esses movimentos, nos quais a velocidade escalar permanece constante, são denominados movimentos uniformes. Sendo assim, movimento uniforme é aquele que tem velocidade escalar constante em qualquer instante ou intervalo de tempo. Podemos dizer ainda que o móvel percorre distancias iguais em intervalos de tempos iguais.
A cinemática é a parte da mecânica que estuda os movimentos sem se preocupar com suas causas. Na cinemática nos estudamos dois tipos de movimentos.
M.R.U – Movimento Retilíneo Uniforme
O Estudo do Espaço em Função do Tempo – Um móvel realiza um movimento uniforme quando percorre espaços iguais em tempos iguais, ou seja, o espaço varia uniformemente ao longo do tempo. Isso só ocorre quando a velocidade do móvel permanece constante durante todo o trajeto.
Existe duas classificação para o M.R.U:
Movimento Uniforme Progressivo – O sentido do movimento do corpo coincide com o sentido fixado como positivo para a trajetória; a velocidade