Vigilância e Oração
VIGIAI E ORAI.. VIGIAR????
Vigiai e orai para não cairdes em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26, 41)
''E a vigilância é inseparável da oração, porque esta é indispensável para vencer os momentos difíceis.''
É muito comum ouvirmos está expressão.. vigia! Chega a ser engraçado, me lembro como milhares de vezes eu e meus amigos ficávamos brincando uns com os outros dizendo: ‘vigia’ e por isso ser sempre quando alguma situação digamos que sarcástica estava acontecendo, sempre o outro soltava: ‘Vigia você’, rs. Brincadeiras a parte, o que é de fato é vigiar? Na boa, vamos para os aspectos práticos?
Como cultivamos um relacionamento com o Senhor? A partir do instante que buscamos a sua presença em oração, leitura, bíblica e do jejum (pra quem quiser saber mais sobre isso, leia o nosso segundo estudo do propósito, postado ontem). No versículo acima verificamos que Jesus nos faz uma chamada bastante interessante e precedida da palavra oração – VIGIAI. Hoje, me senti conduzida a trazer de formas práticas maneiras para se praticar a vigilância.
Salmos 78: 36-37 ‘’Lisonjeavam-no porém de boca, e com língua lhe mentiam. Porque o coração deles não era firme para com eles e nem foram fiéis à sua aliança.’’
De uma coisa eu tenho certeza: A nossa geração, não diferente das passadas, são muito boas com as PALAVRAS, porém apenas isto. Falamos, cantamos sobre muitas coisas e não vivemos a metade delas. Isso acontece comigo, não sei se isso também acontece com você, mas como é difícil aplicarmos a nossa vida tudo aquilo que acreditamos que um DIA viveremos. Mas até quando será assim¿ Já parou pra pensar que a vida espiritual que almejamos existe, é real, e é sim possível de se conquistar?
Bom, então chega de enrolar porque eu já falo e escrevo demais ‘rs’. Como de fato poderíamos aplicar a vigilância em nosso cotidiano?
- A vigilância vai de desde coisas grandes, como nas mais simples. Já parou pra pensar que é