Base para psicologia por tras das açoes
O mercado de ações é um ambiente de leilão organizado para negociação de títulos mobiliários como ações, opções, etc. As transações podem ocorrer através das bolsas de valores ou nos mercados de balcão ( títulos não negociados em bolsa de valores e que não serão o foco deste trabalho).
Os preços das ações de empresas e do câmbio se portam de diferentes maneiras dependendo da época, notícias, relatórios empresariais, políticas do governo, aversão a risco entre outros. Todos esses fatores influem de diferentes formas na determinação dos preços negociados em bolsa.
Devido ao mercado ser operado por pessoas, ele adquire certas características comportamentais humanas e até recebe adjetivos. É comum se falar que o mercado está incerto, ansioso e até nervoso, mesmo que, se analisarmos friamente, não faz nenhum sentido a atribuição dessas qualidades para a palavra mercado.
Partindo-se desse fato, não se pode afirmar de fato a consequência de certo acontecimento. Nem sempre uma descoberta de nova reserva de petróleo pela Petrobrás causa um aumento no preço de sua ação. Não analisaremos o acontecimento por si só, também observaremos as reações causadas por esses acontecimentos nos participantes do mercado. Este trabalho pretende analisar a diversas situações do mundo e suas consequências nos preços das ações através da análise comportamental dos participantes do mercado .
OBJETIVOS
O presente trabalho tem como objetivo analisar a psicologia por trás do mercado de ações.
Será feita uma análise de comportamento dos preços das ações negociadas nas bolsas mundiais em pontos chave da história, sendo contrastados com dias considerados comuns. A análise técnica e suas ferramentas serão exploradas a fim de que se tente observar sinais das expectativas de mercado a partir da movimentação de preços. Será feito um constraste entre notícia e reação do mercado (esperada e real).