Intergração
A integração é o processo de aprendizagem dos valores, normas e comportamentos desejados pela organização, procura estabelecer ao novo participante as bases através das quais a organização funciona e como o novo participante poderá colaborar neste aspecto.
Segundo Rodrigues (2010), quando um novo colaborador inicia na empresa é normal que ele fique um pouco retraído, e não muito a vontade, pois não conhece as pessoas, os ambientes, a cultura da empresa, enfim, não sabe bem “onde está pisando”. Por isso é importante reservar alguns minutos para fazer a integração deste novo colaborador à organização, pois funcionários conscientes produzem com mais qualidade, agilidade e motivação. Além de familiarizar o novo colaborador o mais depressa possível, a integração também é uma forma de garantir que as normas da empresa, bem como sua filosofia e padrões de qualidade sejam respeitados e seguidos.
O pressuposto é que, com a integração o novo empregado concorda em obedecer a um horário de trabalho, a desempenhar determinada atividade, a seguir orientação de seu superior, a atender determinadas regras e regulamentos internos. Existem vários meios que as empresas utilizam para promover a integração de membros novos e antigos. A integração organizacional é um processo de aplicação que visa à criação de um ambiente de trabalho receptivo e favorável durante o período inicial do emprego e que envolve uma variedade de métodos, alguns deles são:
- Conteúdo inicial da tarefa: O gerente pode dar ao novo funcionário tarefas desafiadoras e capazes de proporcionar-lhe sucesso no início de sua carreira na organização.
- Papel do gerente: Para o novo empregado, o gerente representa a imagem da organização, sendo que, o próprio pode indicar um supervisor que cuide do novo funcionário como um tutor que o acompanha e o orienta durante o período inicial da organização.
- Grupos de trabalho: o grupo de trabalho pode desempenhar papel importante na socialização dos novos